
As diferentes vertentes da obra de Tadáskía são costuradas pela sua afinidade com o desenho. Ao mesmo tempo marcação e rasura, os seus traços com pastel seco, lápis de cor, caneta ou esmalte de unha criam emaranhados gráficos que evocam seres esvoaçantes sem torná-los reconhecíveis. Rasgadas, as bordas dos suportes de papel imprimem um sentido de continuidade, como um livro desfolhado com as páginas passando ao espaço circundante, fundindo imagem e palavra. Em relevos de chapas dobradas e esculturas, a artista declara uma ênfase sobre o volume e a distribuição de formas encorpadas no espaço, em composições que revelam seres e estruturas apanhados em plena mutação. Suas esculturas com taboa ou gravetos equilibram vazio, transparência e presença em constelações entrelaçadas. Nos vídeos e fotografias a que Tadáskía chama “aparições”, ações de mascaramento e transformação dos corpos retratados inquietam ambientes domésticos e familiares.
Entre suas exposições individuais, destacam-se brincando animada: travesti mariposa centopeia / animated play: travesti moth centipede, Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha (2025); jour nuit papillon / day night butterfly, Musée d’Art Contemporain de la Haute-Vienne – Château de Rochechouart, Rochechouart, França (2025); Tadáskía and Ana Cláudia Almeida: A Joyner/Giuffrida Visiting Artists Program, Nevada Museum of Art, Reno, USA (2024); Projects: Tadáskía, MoMA – The Museum of Modern Art, Nova York, EUA (2024); Flores e frutas, Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro, Brasil (2023); As Parecidas, Galeria Madragoa, Lisboa, Portugal (2023); rara ocellet, Galeria Joan Prats, Barcelona, Espanha (2023) e Noite dia, Sé Galeria, São Paulo, Brasil (2022). A artista foi destaque na 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível (2023) e participou também das coletivas Histórias LGBTQIA+, MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil (2024); One Becomes Many, Perez Art Museum Miami, Miami, EUA (2024); The Disagreement: A Theatre of Statements, Neue Kunstverein Wien, Viena, Áustria (2024); Direito à forma, Galeria Fonte – Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil (2023); 37° Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil (2023); Dos Brasis, SESC Belenzinho, São Paulo, Brasil (2023); The Silence of Tired Tongues, Framer Framed, Amsterdam, Netherlands (2022) e Eros Rising: Visions of the Erotic in Latin American Art, ISLAA – Institute for Studies on Latin American Art, New York, USA (2022).
A artista tem obras em importantes coleções públicas, como MoMA – The Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos; Tate Collection, Londres, Reino Unido; Kunstsammlung Nordrheim-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil; Kadist Foundation, Paris, França, The Nevada Museum of Art, Reno, Estados Unidos; Fundación Arco Madrid, Madrid, Espanha; The Studio Museum in Harlem, Nova York, Estados Unidos; Fundación Canaria para el Desarrollo da la Pintura , Las Palmas, Espanha; ISLAA – Institute for Studies on Latin American Art, Nova York, Estados Unidos and Instituto Cultural Çarê, São Paulo, Brasil.



































