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Leda Catunda

São Paulo, Brasil, 1961


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Bibliografia


Desde a década de 1980, Leda Catunda constrói um léxico visual que transita entre a cultura de massas e o artesanato, se valendo tanto da pintura abstrata e da escultura quanto das operações de colagem e apropriação da pop art. Aproveitando a voracidade imagética do nosso tempo, a artista cria obras hápticas – estofadas, rendadas e costuradas sobre materiais domésticos – tornando o suporte o conteúdo ele próprio. A sua insistência sobre o fazer manual não deixa de sugerir uma dimensão íntima, aludindo a uma atmosfera familiar e pessoal. Com os meios à mão e sem dissimular os vestígios da fatura, seu “mundo macio” insinua um questionamento da afirmação da identidade pelo consumo, retrabalhando o descarte têxtil e os mecanismos da cultura comercial.

 

Algumas das exposições individuais recentes da artista são Paisagem selvagem, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2024); Leda Catunda: EUFORIA, ICA Milano, Milan, Italy (2023); Geography, Bortolami Gallery, New York, USA (2022); Judy Chicago & Leda Catunda, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2022); Leda Catunda & Alejandra Seeber, MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires (2021); Projeto Parede | Paisagem moderna, MAM – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil (2019); I Love You Baby, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2016) e Leda Catunda e o gosto dos outros, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2015). Participou também das exposições coletivas Rituales del Cotidiano, Collegium, Arévalo, Espanha (2024); Fullgás- – Artes visuais e anos 1980 no Brasil, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (2024); PLAY, FITE – Biennale Textile, Clermont-Ferrand, France (2024); El Dorado, Fundación Proa, Buenos Aires, Argentina; Americas Society, New York, USA (2023); Re-materialized: the stuff that matters, Kaufmann Repetto, Milan, Italy (2023); Utopias e Distopias, MAM-BA – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil (2022).

Leda Catunda tem obras em importantes coleções públicas, tais como Stedelijk Museum Amsterdam, Amsterdam, Holanda; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; MASP – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil; MOCA – Museum of Contemporary Art, Los Angeles, EUA; Fundação de Serralves, Porto, Portugal; Inhotim, Brumadinho, Brasil; Fundación ARCO, Santiago de Compostela, Espanha; Toyota Municipal Museum of Art, Toyota, Japão; The Cleveland Museum of Art, Cleveland, EUA; Blanton Museum of Art – The University of Texas at Austin, Austin, EUA; Centro Wilfredo Lam, Havana, Cuba; MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil e MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, Brasil.