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Leda Catunda

São Paulo, Brasil, 1961


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Bibliografia

Portfólio


As investigações de Leda Catunda combinam possibilidades pictóricas e escultóricas no reprocessamento de materiais têxteis, vestimentas produzidas em massa, citações imagéticas e efeitos pictóricos. Catunda aborda o fluxo incessante de estímulos visuais e informativos na paisagem contemporânea com composições hiperbólicas e saturadas, onde imagens, cores e texturas incongruentes encontram espaço em comum. Desenvolvida ao longo de uma carreira de décadas, a iconografia mutante da artista é tão sedutora quanto desorientadora: formas recheadas acenam para o tato, enquanto o desejo de apreender a forma total de uma obra nos leva a contemplá-la de longe. Na fronteira indecidível entre pintura e objeto, os trabalhos de Catunda desequilibram pretensões de gosto e a autonomia das disciplinas artísticas, intercalando citações histórico-artísticas com logotipos e gráficos prontos. Imagens impressas são coletadas e extraídas de fotos de família ou dos escombros da indústria cultural, num sistema associativo ancorado na memória social e pessoal.


Algumas das exposições individuais recentes da artista são
I like to like what others are liking, Sharjah Art Foundation, Sharjah, Emirados Árabes Unidos (2025); Paisagem selvagem, Fortes D’Aloia & Gabriel | Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2024); Leda Catunda: EUFORIA, ICA Milano, Milan, Italy (2023); Geography, Bortolami Gallery, New York, USA (2022); Judy Chicago & Leda Catunda, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2022); Leda Catunda & Alejandra Seeber, MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires (2021); Projeto Parede | Paisagem moderna, MAM – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil (2019); I Love You Baby, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2016) e Leda Catunda e o gosto dos outros, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2015). Participou também das exposições coletivas Rituales del Cotidiano, Collegium, Arévalo, Espanha (2024); Fullgás- – Artes visuais e anos 1980 no Brasil, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (2024); PLAY, FITE – Biennale Textile, Clermont-Ferrand, France (2024); El Dorado, Fundación Proa, Buenos Aires, Argentina; Americas Society, New York, USA (2023); Re-materialized: the stuff that matters, Kaufmann Repetto, Milan, Italy (2023); Utopias e Distopias, MAM-BA – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil (2022).


Leda Catunda tem obras em importantes coleções públicas, tais como
MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina; MOCA – Museum of Contemporary Art, Los Angeles, Estados Unidas; Stedelijk Museum Amsterdam, Amsterdam, Holanda; Fundação de Serralves, Porto, Portugal; Inhotim, Brumadinho, Brasil Fundación ARCO, Santiago de Compostela, Espanha;  Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; MASP – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro, Brasil; MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; MNBA – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil; Toyota Municipal Museum of Art, Toyota, Japão; MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil; Museu de Arte de Brasília, Brasília, Brasil; The Cleveland Museum of Art, Cleveland, Estados Unidos; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, Brasil; MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil; MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil; Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil; Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Brasil; Pinacoteca Municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea de Americana, Americana, Brasil; Blanton Museum of Art – The University of Texas at Austin, Austin, Estados Unidos; Acervo Contemporâneo UFF, Niterói, Brasil; Casa das Artes Miguel Dutra, Piracicaba, Brasil; Casa das Onze Janelas, Belém do Pará, Brasil; Centro Cultural UFG, Goiânia, Brasil; Centro Wilfredo Lam, Havana, Cuba e Fundação Padre Anchieta, São Paulo, Brasil.