LZ00623_Paisagem_Inútil

Luiz Zerbini

São Paulo, Brasil, 1959


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Bibliografia

Portfólio


Desde os anos 1980
, Luiz Zerbini desenvolve um vocabulário visual de cores vibrantes, motivos geométricos ou gestuais ora empregados para a figuração, ora para a abstração. Seja em suas pinturas, instalações ou desenhos, no seu processo as formas desmembram-se em traços sinuosos que evocam a vegetação tropical ou revelam ricas padronagens criadas a partir de texturas variadas. O artista produz monotipias a partir de impressões com frondes, fibras, caules, folhas e galhos, articulando os resultados inesperados da prensa com o repertório formal e desenho natural do mundo vegetal. Com sua paleta sedutora e esmero técnico, os assuntos tratados por Zerbini vão desde o vegetal ao sociohistórico, passando pelo cotidiano individual ou coletivo.


Dentre suas exposições individuais recentes destacam-se
Paisagens ruminadas,CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, Brasil (2024; CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (2024); A mesma história nunca é a mesma, MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil (2022); Anos 1990, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2021); Campo Expandido, Oi Futuro, Rio de Janeiro, Brasil (2020); Intuitive Ratio, South London Gallery, London, UK (2019); Monotipias, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2017) e Amor, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (2012). Participou também das exposições coletivas High Votage Two, Nassima Landau Foundation, Tel Aviv, Israel (2021); Trees, Power Station of Art, Shangai, China (2021); MECARÕ. Amazonia in the Petitgas Collection, MO.CO. Montpellier Contemporain, Montpellier, France (2020); Cities in Dust, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2020); Nous les Arbres, Fondation Cartier, Paris, France (2019) e Campo, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil (2019).


Zerbini tem obras em importantes coleções públicas, tais como Fondazione Sandretto re Rebaundengo per l’Arte, Turim, Itália; Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, França; Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil; Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil e MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil