
Em esculturas de madeira, aquarelas e eventuais carimbos e desenhos, a obra de Efrain Almeida combina elementos da cultura popular nordestina com aspectos autobiográficos em composições líricas. Sua obra emprega as técnicas e vocabulário formal dos entalhadores sertanejos e dos santeiros do catolicismo popular, em referência à sua infância em Boa Viagem, no interior do Ceará, antes de sua ida ao Rio de Janeiro em 1976. As esculturas de corpos ou partes do corpo de Almeida remetem aos ex-votos encontrados em circunstâncias católicas brasileiras, imbuídos de uma carga simbólica confessional, na medida em que o artista retrata a si mesmo nessa linguagem visual. Diferentes tipos de ave, do beija-flor ao soldadinho-do-araripe, compõem o bestiário de Efrain, remetendo a aspectos de suas regiões nativas entremeados com memórias do artista. Esculpidas frequentemente em pleno vôo, transmitindo movimento conforme Almeida os suspende num instante estático, esses pássaros, assim como a sua obra como um todo, fundem graça e melancolia, transitoriedade e permanência.
Suas exposições individuais recentes incluem O Jardim, MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil (2024); Encarnado, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Crato, Brasil (2023); O Sexto Dia, Museu de Arte Sacra de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); A Memória da Mão, MCO Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2018) e Trance, James Harris Gallery, Seattle, USA (2017). Participou também das exposições coletivas Nunca só essa mente, nunca só esse mundo, Fortes D’Aloia & Gabriel | Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2023); I Could Eat You, Fortes D’Aloia & Gabriel + Madragoa + CLEARING, Casa da Cultura da Comporta, Comporta, Portugal (2022); Crônicas cariocas, MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil (2022) e Engraved into the Body, Tanya Bonakdar Gallery, New York, Estados Unidos (2021).
Efrain Almeida tem obras em importantes coleções públicas, incluindo Caixa Geral de Depositos, Culturgest, Lisboa, Portugal; CGAC – Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago do Compostela, Spain; Fundação ARCO, Madrid, Espanha; Instituto Inhotim, Minas Gerais, Brasil; MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil; MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, Brasil MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna, Rio de Janiero, Brasil; MoMA – Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; Toyota Municipal Museum of Art, Toyota Aichi, Japão; e The Polyclinic, Seattle, Estados Unidos.























