Mais conhecido por suas esculturas, o trabalho de Damián Ortega inclui também instalações multimídia, fotografia e vídeo. O artista se envolve com temas de materialidade e forma, função e obsolescência, forças múltiplas que dão forma a nosso ambiente industrial contemporâneo. O artista frequentemente desconstrói produtos comerciais para revelar seus componentes, ou constrói formas simples de maneira tecnicamente complicada. Com esses objetos desconstruídos, Ortega revela a mecânica escondida e as possibilidades plásticas de produtos cotidianos, enquanto articula suas conotações sociais.
Suas exposições individuais recentes incluem Jornada Laboral, kurimanzutto, Cidade do México, México (2021); Estridentópolis, Adrian Rosenfeld Gallery, San Francisco, USA (2019); Porous Structures, Gladstone Gallery, New York, USA (2019); The Modern Garage, Garage Museum, Moscou, Rússia (2018) e Play TIme, White Cube Gallery, Londres, UK (2017). Participou também das coletivas El tiempo en las cosas, Salas de Arte Contemporáneo, Museo Amparo, Puebla, México (2021); Dhaka Art Summit, Bangladesh (2020); Visiones de la Tierra/El mundo planeado. Colección Luis Paulo Montenegro, Santander Cultural, Madrid, Espanha (2018); Art and Space, Guggenheim Bilbao, Bilbao, Espanha (2017) e da 14a Bienalle de Lyon: Floating Worlds, Lyon, França (2017).
Damián Ortega tem trabalhos em importantes coleções públicas, tais como Centre Pompidou, Paris, França; CIFO – Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, Estados Unidos; Fundación Jumex Arte Contemporáneo, Cidade do México, México; Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington, Estados Unidos; Instituto Inhotim, Minas Gerais, Brasil; MOCA – Museum of Contemporary Art, Los Angeles, Estados Unidos; MoMA – The Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos.