Iran do Espírito Santo

25 Sep – 23 Oct 2004


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição de Iran do Espírito Santo. O artista paulista exibe uma grande instalação feita com folhas gigantes de vidro, um grupo de esculturas de pedra e uma instalação intitulada Difusão. Todos os trabalhos são inéditos.

A instalação sem título (caixa aberta) é composta por seis grandes painéis de vidro individuais e independentes que se apoiam nas paredes e chão da galeria. Os painéis são dispostos de modo similar a uma caixa que se desdobra, e que virtualmente poderia se fechar circunscrevendo um espaço. O trabalho comenta de forma direta a relação tênue que existe entre o reconhecimento de um objeto concreto e a observação da forma abstrata de suas partes independentes. A escala da instalação dialoga com o espaço da galeria, relacionando a caixa desdobrada com o espaço do cubo branco que a circunda.

O grupo de esculturas intituladas Destroços representa fragmentos de uma parede de tijolos. Cada uma das obras é construída a partir de um único bloco de pedra (Pietra di Tuoro, uma pedra acinzentada da região de Úmbria, Itália). Apesar de serem unidades, estas esculturas imprimem a idéia de fragmentação. O título Destroços ironicamente nomina um objeto totalmente controlado, que nega e desafia a idéia de desastre e de acaso, como um desejo de controle e de ordem no caos. Este desejo de onipotência da mente, de materialização pura da idéia é recorrente na obra do artista.

Na instalação Difusão em Cinco Partes, cinco lâmpadas comuns são reproduzidas em aço inox maciço e colocadas em suportes de porcelana branca, como se fossem lâmpadas reais. Aqui novamente é explorada a relação platônica entre um objeto real e sua forma ideal.

Iran do Espírito Santo acaba de inaugurar exposição na Sean Kelly Gallery, em NY. Em 2005, o MAXXI Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, Roma, Itália e o Irish Museum of Modern Art, Dublin realizam uma grande individual do artista. O artista já expôs em inúmeras instituições no Brasil, Estados Unidos e Europa, além de ter representado o país na 48a. Bienal de Veneza.

Imagens