tcc10089-cicladico-com-despacho-ddh-2-2360x1328-acf-cropped

Tiago Carneiro da Cunha

São Paulo, Brasil, 1973


Download

CV

Bibliografia

A obra de Tiago Carneiro da Cunha inclui pinturas e esculturas que trilham um caminho entre o sério e o cômico, entre a espontaneidade gestual e a composição figurativa. Pintando com tinta a óleo, valendo-se das superfícies esmaltadas de suas esculturas, Carneiro da Cunha produz figuras e personagens que satirizam ou reimaginam estereótipos brasileiros. Suas esculturas lembram souvenirs e as pinturas remetem à ícones de revistas ou personagens de quadrinhos. O tratamento do artista, que envolve o uso de cera ou esmalte para dar a impressão de um derretimento, desloca essas figuras do banal ao inquietante.

 

Algumas de suas exposições individuais recentes incluem Green Galaxy, Misako & Rosen, Tóquio, Japão (2022) Zona Crepúsculo, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo (2019) e Trânsito dos infernos, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2016). Participou também das coletivas Estado Bruto, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (2021); Gravedad y Orbita, Tenerife Espacio de las Artes, Santa Cruz de Tenerife, Espanha (2020) e Perdona que no te crea, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2019). 

 

O artista tem obras em importantes coleções públicas, tais como Arizona State Art Museum, Tempe, Estados Unidos; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil; Saatchi Collection, Londres, Reino Unido e SFMoMA, San Francisco, Estados Unidos.