Desde a década de 1980, Leda Catunda constrói um léxico visual que transita entre a cultura de massas e o artesanato, se valendo tanto da pintura abstrata e da escultura quanto das operações de colagem e apropriação da pop art. Aproveitando a voracidade imagética do nosso tempo, a artista cria obras hápticas – estofadas, rendadas e costuradas sobre materiais domésticos – tornando o suporte o conteúdo ele próprio. A sua insistência sobre o fazer manual não deixa de sugerir uma dimensão íntima, aludindo a uma atmosfera familiar e pessoal. Com os meios à mão e sem dissimular os vestígios da fatura, seu “mundo macio” insinua um questionamento da afirmação da identidade pelo consumo, retrabalhando o descarte têxtil e os mecanismos da cultura comercial.
Algumas de suas exposições individuais recentes são Paisagem selvagem, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2024);Leda Catunda: EUFORIA, ICA Milano, Milan, Italy (2023); Geography, Bortolami Gallery, New York, USA (2022) Judy Chicago & Leda Catunda, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2022); Leda Catunda & Alejandra Seeber, MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires (2021); Projeto Parede | Paisagem moderna, MAM – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil (2019); I Love You Baby, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2016) e Leda Catunda e o gosto dos outros, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2015). Participou também das exposições coletivas Rituales del Cotidiano, Collegium, Arévalo, Espanha (2024); Fullgás- – Artes visuais e anos 1980 no Brasil, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (2024); El Dorado, Fundación Proa, Buenos Aires, Argentina (2023); Re-materialized: the stuff that matters, Kaufmann Repetto, Milan, Italy (2023); e Utopias e Distopias, MAM-BA – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil (2022);
Leda Catunda tem obras em importantes coleções públicas, tais como The Cleveland Museum of Art, Cleveland, USA; Blanton Museum of Art – The University of Texas at Austin, Austin, Estados Unidos; Centro Wilfredo Lam, Havana, Cuba; Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil; Fundación ARCO, Santiago de Compostela, Espanha; MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil; MASP – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil; MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil; MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, Brasil; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; Stedelijk Museum Amsterdam, Amsterdam, Holanda e Toyota Municipal Museum of Art, Toyota, Japão.