Frieze New York 2025
7 – 11 May 2025
Antonio Tarsis | Beatriz Milhazes | Frank Walter | Tadáskía | Wanda Pimentel
Para a Frieze NY 2025, a Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta obras de Beatriz Milhazes, Wanda Pimentel, Tadáskía, Antonio Tarsis e Frank Walter, em um intercâmbio em cinco partes entre investigações distintas, porém intercomunicantes e intergeracionais. As pinturas e colagens de Milhazes, os assemblages de Tarsis, as esculturas e obras sobre papel de Tadáskía, os desenhos de Pimentel e as enigmáticas paisagens e retratos psicológicos de Walter partem de linguagens visuais vernaculares e as reprocessam segundo suas próprias persepectivas.
Enquanto Milhazes traduz motivos ornamentais e funções visuais decorativas em sistemas geométricos abstratos, Tarsis aborda as propriedades compositivas de objetos impermanentes, como caixas de fósforos, explorando seu potencial combustível latente. Tanto a exuberância formal quanto a ênfase na transformação material aparecem em Tadáskía, que traduz emaranhados gráficos sobre o papel em encarnações escultóricas da metamorfose. Nos desenhos históricos de tinta china de Wanda Pimentel, a artista transforma a relação entre o corpo feminino e um ambiente opressor de eletrodomésticos em cenas alucinatórias, com perspectivas distorcidas e traços texturais eloquentes. A abordagem pessoal de Frank Walter à pintura — que une impulsos surrealistas a uma sensibilidade diarística — mapeia uma paisagem interior moldada por legados coloniais, solidão e pensamento visionário.
Paralelamente à Frieze, Beatriz Milhazes: Rigor abd Beleza está em exibição no Guggenheim Museum New York. No ano passado, Tadáskía realizou sua primeira apresentação individual nos Estados Unidos, Projects: Tadáskía no MoMA, enquanto Wanda Pimentel foi recentemente incluída na coleção permanente da instituição. Em 2024, Antonio Tarsis foi destaque do 38º Panorama da Arte Brasileira –Mil Graus, em São Paulo.