A Conspiração dos ícones_Vistas_Carpintaria_20241022_Ph Julia Thompson_02

A conspiração dos ícones

26 Oct – 28 Dec 2024


Carpintaria

Rua Jardim Botânico 971,
Rio de Janeiro

Como chegar


Download

Press release (PT)

Press release (EN)

Argumento curatorial por Tarcísio Almeida (PT)

Argumento curatorial por Tarcísio Almeida (EN)

Allan da Silva | Arorá | Brendy Xavier | Carla Santana | Daniel Jorge | Gilson Plano | Iagor Peres | Manuela Costa Lima | Marcelo Pacheco | Matheus Chiaratti | Rubiane Maia | Thomaz Rosa


A Fortes D’Aloia & Gabriel
e Quadra têm o prazer de apresentar A conspiração dos ícones, mostra coletiva com curadoria de Tarcísio Almeida na Carpintaria, Rio de Janeiro. O eixo curatorial da exposição, bem como o elo conceitual entre os artistas “deseja compreender o processo artístico e a obra de arte menos como um ato de modelar discursivamente suas materialidades, mas como um exercício de escuta e ressonância pela matéria desde sua agência, informações e trans-historicidade” diz Almeida.


A exposição reúne doze artistas de diferentes regiões do Brasil cujas obras tecem uma teia de relações entre territórios, saberes tradicionais e técnicas contemporâneas, limites materiais e seus usos, apontando contextos e situações de relevância para o cenário nacional.


As práticas escultóricas de Allan da Silva, Daniel Jorge, Gilson Plano, Iagor Peres e Manuela Costa Lima articulam história, pensamento, forma, encantamento e arquitetura rumo a uma reelaboração dos regimes visíveis, enquanto as obras de Brendy Xavier e Matheus Chiaratti dão forma física a diferentes manifestações do desejo. Reiterando a ênfase curatorial que entende a abstração também como ferramenta política, Arorá, Carla Santana e Rubiane Maia criam relações espaciais que convidam à apreensão da experiência de forma ativa e silenciosa. Marcelo Pacheco e Thomaz Rosa, por fim, articulam tensões específicas da pintura e expandem suas superfícies para abrigar críticas e desafios a seu estatuto histórico e conceitual.


Esse projeto em parceria reforça o caráter colaborativo do programa das duas galerias e visa contribuir para a composição do público de arte contemporânea no Rio de Janeiro. Os artistas participantes são em sua maior parte integrantes do programa da Quadra, com outros convidados especialmente para a mostra. Todos contaram com o acompanhamento artístico curatorial de Tarcísio Almeida, que entre 2022 e 2023 integrou a equipe curatorial da
35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível. O curador trabalha junto à Quadra desenvolvendo um programa de acompanhamento como uma das vocações da galeria. Os artistas convidados, além de terem uma relevância conceitual dentro do enfoque da exposição, também são nomes que vivem esse processo de interlocução com Tarcísio.

Imagens

Notícia relacionada