WP00203_Wanda Pimentel_Sem título, da série Animais Preto_Branco _ Untitled, from the Black_White Animals series]_Ph Eduardo Ortega_DDM

Wanda Pimentel

Percurso em preto e branco

16 – 25 Aug 2025


Abertura

16 Aug, 15h–19h


Carpintaria

Rua Jardim Botânico 971,
Rio de Janeiro

Como chegar


Download

Press release (PT)

Press release (EN)

Texto crítico por Vera Beatriz Siqueira (EN)

Texto crítico por Vera Beatriz Siqueira (PT)

A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de anunciar Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco, com abertura dia 16 de agosto na Carpintaria, Rio de Janeiro. A mostra reúne, pela primeira vez, a série Animais Preto e Branco, um conjunto de desenhos em preto e branco realizados nos primeiros anos de sua trajetória. Criadas entre 1965 e 1967, essas obras dão a ver um período formativo de experimentação, marcando o surgimento da linguagem visual singular de Pimentel.

Com traços agitados e vigorosos, numa paleta restrita, Pimentel desenhou animais, alguns identificáveis, outros inventados, cujas formas pulsam, serpenteiam e vibram em meio a emaranhados gráficos de rabiscos e marcações. Besouros, cangurus, tatus, tartarugas, morcegos, girafas, corujas e macacos aparecem retratados com uma mão investigativa, como se a artista explorasse as texturas de pelos, penas, escamas e peles, apenas para distorcer suas formas e padrões nos espaços alucinatórios de seu bestiário estilizado.

Essa faceta inicial da obra de Pimentel revela uma abordagem caligráfica mais livre, na qual a superfície do papel é quase inteiramente ocupada, vibrando com atividade visual — em contraste agudo com sua produção posterior, de orientação geométrica, baseada numa espacialidade rigorosa definida pelo vazio articulado às representações precisas de objetos e partes do corpo. Como propõe a historiadora da arte Vera Beatriz Siqueira em seu ensaio para a exposição: “Em Wanda, os animais parecem afirmar a base gráfica e a posição central conferida à linha, que define questões de sua obra, ao mesmo tempo que anunciam a questão temática e plástica do ‘envolvimento’, das relações entre criaturas, objetos e seus ambientes — centrais em seu trabalho.”

A obra Sem título (da série Envolvimento) (1969) da artista foi recentemente incorporada à coleção permanente do MoMA, e integrou a exposição Vital Signs: Artists and the Body organizada por Lanka Tattersall em 2024, na mesma instituição. Pimentel está atualmente em exibição na mostra Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração, 1960-70, na Pinacoteca em São Paulo

Imagens