Rotativa - Fase 2

24 Jan – 9 Mar 2002


Galeria Fortes Vilaça

Obras de arte gozam do status de ser ferramentas para se obter prazer e sabedoria, ou "meios de transporte", meios de se relacionar com a realidade. A ilusão construída é, ao mesmo tempo, uma forma de capturar a realidade. Obras de arte são cápsulas de realidade.

Rotativa é uma exposição de arte contemporânea que se traduz num rodízio de diversas cápsulas, pois são muitas as realidades hoje. Sem território ou ordem fixa, as obras de arte nesta mostra transmitem rotações de formas de se pensar arte e vida hoje. O artista atua como um caçador de instantes, um condensador de momentos, um tradutor de realidades. Como dita a máxima do filósofo Francis Bacon, "arte é o homem adicionado à natureza". O artista quer capturar o tempo, agarrar momentos da existência e guardá-los sob o disfarce da arte – expressos de forma mais purificada ou mais estilizada na técnica ao seu alcance. Mais do que exemplos do trabalho desenvolvido por cada um dos 29 artistas representados pela galeria, o que temos aqui são diferentes condensações das realidades que vivemos.

Arte é parte dos fatos de nossos tempos. Picasso disse que a arte é uma mentira que faz com que a gente se dê conta da verdade. O alcance da arte é pleno ao diluir essa brecha entre a experiência e a expressão e por sua vez entre a expressão e a absorção. Arte é um fenômeno interativo unindo sua feitura à sua recepção. Ela está nas conexões que estabelece.

Por isso estamos aqui, enquanto galeristas e artistas, porque assim entendemos a coisa. Por isso uma galeria de arte contemporânea: um território de troca, intercâmbios. Por isso expor e acreditar no trabalho de nossos artistas – não apenas objetos, mas propostas, ofertas de relações. Acreditar na força destas propostas, no bom da obra – quando o relacionamento com a arte se converte numa fonte de prazer – envolvendo subjetividades, disposições, memórias, sensações.

Estamos aqui para propor o fascínio de vivenciar estas experiências: os meios pelos quais o conteúdo da arte se torna parte da intimidade de cada um e da cultura de uma população, parte de uma manifestação social abrangente. Nossa intenção, nosso objetivo máximo, é servir de estímulo para uma contínua reflexão e diálogo em arte sobre os múltiplos e fascinantes aspectos do fenômeno de existir.

Imagens