24-03-11_0026 copy2

Tatiana Chalhoub

Romper o dia, crack of dawn

23 Mar – 18 May 2024


Abertura

23 Mar, 14h–18h


Galpão

Rua James Holland 71
São Paulo

Como chegar


Download

Texto crítico por Pedro Köberle (PT)

Texto crítico por Pedro Köberle (EN)

Romper o dia, crack of dawn, a primeira exposição da artista carioca Tatiana Chalhoub em São Paulo abre no dia 23.03, na Fortes D’Aloia & Gabriel. 

 

A produção de Chalhoub é estruturada segundo os parâmetros técnicos e formais da pintura e extrapola o plano bidimensional por meio da cerâmica, em relevos de superfície acidentada. A sua técnica incorpora o acaso e a imprevisibilidade da prática de ateliê, projetando soluções pictóricas a partir de quebras, ruídos e desvios de processo. Peças de acetato, cacos de cerâmica, retalhos de tela, fragmentos e resíduos são processados em reinterpretações da natureza, da história da arte ou de anotações mentais, reunindo pedaços díspares num mundo marcado por matizes líquidos e tons aquáticos. 

 

Em suas obras, a artista emprega cerâmica pigmentada tanto em colagens quanto como superfície para pintura, com acabamentos esmaltados ou oxidados que ganham contornos de paisagem ou natureza morta. De peças em pequena escala a pinturas maiores sobre placas refratárias e colagens de grandes dimensões, a artista atravessa escalas heterogêneas e diferentes abordagens da imagem. Os trabalhos trazem representações do mundo botânico, e traduzem em matéria as qualidades sensíveis de ambientes ao ar livre.

 

O título da mostra alude à presença da fratura como técnica, mas guarda também outros sentidos. Além da recorrência de fendas, rachaduras e craquelados sobre cada superfície, a consistência liquefeita das pinturas e dos esmaltes em numerosas camadas despertam ambiências simultaneamente quentes e frias, escuras e luminosas, como nos primeiros instantes da manhã. 

Imagens

Vistas da exposição
Obras

Vistas da exposição

Obras