A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição Eu desejo o seu desejo, de Rivane Neuenschwander. A instalação, inédita no Brasil, foi apresentada com sucesso recentemente na exposição individual da artista no Palais de Tokyo, em Paris.
Uma coleção de desejos em andamento é a matéria prima deste trabalho. Eles aparecem estampados em fitinhas coloridas, como as do Senhor do Bonfim, formando uma grande pintura abstrata. Cada fitinha entra em um pequeno furo na parede. Os furos formam linhas paralelas, como numa folha de papel pautado. Cada visitante que entra pode ler os desejos nas fitinhas e escolher quantos quiser. O trabalho é generoso, se dissemina, sai da galeria e ganha o espaço íntimo da casa de cada um. Complementando a instalação há um caderno em branco e uma caneta. Ali, quem quiser escreve seu desejo, aumentando a coleção.
A comunicação escrita, oral e não verbal é um dos temas centrais do trabalho da artista. Em sua instalação Palavras Cruzadas., os visitantes eram convidados a formar palavras com letras estampadas em laranjas desidratadas. Em Alfabeto Comestível, uma série de quadros abstratos são compostos de listras coloridas visualmente semelhantes. As listras se diferenciam pela cor dos temperos usados para fazer cada um dos quadros, dispostos em ordem alfabética ( açafrão, black pepper, colorífico, dill, etc…). Involunatry Sculptures é uma coleção de objetos feitos por diferentes pessoas enquanto conversam num bar, ou falam ao telefone. Em BH, 2002 um calendário é formado por fotos, as letras aparecem na paisagem urbana de Belo Horizonte: num muro pichado, numa placa de trânsito ou num letreiro comercial.
Em Eu desejo o seu desejo, o discurso aparece enunciado por completo pela primeira vez: ”Eu desejo um cachorro, uma casinha no cipó, e a Mariana”, lê-se numa das fitinhas, “Eu desejo ganhar na Mega Sena”, em outra. O desejo do outro é assimilado, e amarrado no pulso, ou no tornozelo. O corpo vira o suporte da obra.
Rivane Neuenschwander partcipará da L Bienal de Veneza, na exposição Delays and Revolutions, Curadoria de Francesco Bonami e Daniel Birnbaum. Seu trabalho já foi exposto em lugares como o Museu Portikus, em Frankfurt; Walker Arts Center, Minneapolis e The Americas Society, Nova Iorque. Em 2004, a artista faz uma exposição individual no Museu Reina Sofia, em Madrid.