Mauro Piva
Cativa-me
1 Jun – 1 Jul 2006
Galeria Fortes Vilaça
Um projeto de Mauro Piva inspirado no livro O Pequeno Príncipe ocupa a galeria 2 da Fortes Vilaça em junho. O artista apresenta uma série de aquarelas em que funde seu universo imagético ao do autor e aviador francês. Saint-Exupéry (1900-1944) escreveu e ilustrou O Pequeno Príncipe em 1943, em meio à Segunda Guerra Mundial, durante a qual foi piloto do exército francês. A perspectiva dos desenhos de Mauro Piva sempre se aproximou de uma vista aérea, e sua temática sempre envolveu certa busca existencialista, o que pode indicar vizinhanças prévias com o mundo do Pequeno Príncipe e, até o momento, desconhecidas do público.
A exposição se inicia com um grupo de aquarelas, montadas sobre uma placa de PVC, que mostra o personagem de Mauro Piva interagindo com elementos e com espaços que estão relacionados ao asteróide B612, a "casa" do pequeno príncipe. Os desenhos fogem das metáforas e interpretam o mundo imaginado por Saint-Exupéry com precisão: o personagem é retratado com a rosa, com o carneiro dentro da caixa, com o vulcão etc.; ainda neste grupo de imagens, Piva faz uso de elementos como portas e janelas para transformar a casa da fábula na casa usualmente habitada por seus personagens.
Os outros desenhos, emoldurados individualmente, são mais independentes e mostram cada um dos planetas que o pequeno príncipe visitou, tudo filtrado pela imagética de Piva. É como se a coroa na cabeça de seu personagem indicasse não uma realeza imaginária, mas uma distinção real, que existe concretamente na vida de todas as pessoas: "até que ponto não somos reis de nossas próprias casas, de nossos pequenos mundos e das nossas vidinhas?", pergunta-se o artista.
Mauro Piva realiza neste mês individual na galeria Léo Bahia, em Belo Horizonte, e participou recentemente, entre outras, das mostras coletivas O Retrato como Imagem do Mundo, no MAM de São Paulo, em 2005, Instinctive – Latin American Artists Selected by Mario Testino, na galeria Andrea Rosen, em Nova York, e 11º Salão da Bahia, no MAM da Bahia, ambas em 2004.