Alejandra Icaza
25 Jun – 25 Jul 2009
Galeria Fortes Vilaça
A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a terceira exposição individual de Alejandra Icaza no Brasil. Cinco pinturas inspiradas nas formas e cores dos fundos dos mares compõem a exposição da artista espanhola, juntamente com colagens inéditas.
Nos presentes trabalhos, Icaza utiliza uma paleta de cores vibrantes. Em Las Medusas de Matisse, a artista adota um colorido brutal, em que amarelos cítricos, laranjas e vermelhos vivos se destacam sobre o fundo azul intenso. Como aponta o título, a artista faz uma referência à Henri Matisse. Defensor da cor como o “fator principal da pintura”, Matisse – em sua fase mais fauve – buscava uma “arte do equilíbrio, destituída de temas perturbadores ou deprimentes”, assim como Icaza.
O impacto das pinturas também se dá pelas formas, por vezes espontâneas, gestuais e voluptuosas; por outras, feitas a partir de um traçado preciso, de linhas finas e delicadas. Nas telas Tomates del Mar e Japanese Flowers, Icaza desenha com uma ponta seca sobre as grossas superfícies de tinta e cera. As linhas se afundam na tela, criando uma textura que faz com as pinturas se pareçam com matrizes de gravura. Flores, folhas e estrelas do mar são desenhadas repetitivamente, criando padronagens que ocupam toda a superfície das telas.
Desta vez, Alejandra Icaza traz mais elementos à pintura. Na obra Vegetalia, além de desenhar, a artista cola na tela miçangas brilhantes, pontuando a composição e propondo uma discussão acerca dos limites entre a pintura, o desenho e a colagem. Em todas as obras, a artista propõe um “ritmo visual”, sugerindo movimento e vibração. Sua pintura se distancia de qualquer narrativa linear e semelhança com o real.
Alejandra Icaza nasceu em Bilbao, em 1966. Atualmente vive e trabalha em Madri. Entre as exposições que realizou recentemente, destacam-se as mostras individuais na Galeria Edward Tyler Nahem, New York, USA, em 2007 e no Centro de Arte de Salamanca, na Espanha, em 2004.