A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar o trabalho do artista americano Robert Mapplethorpe. A exposição reúne 50 fotografias, realizadas entre 1975 e 1989, selecionadas pelo artista brasileiro Vik Muniz.
Mapplethorpe é conhecido por suas fotografias em preto e branco de nus masculinos e femininos, flores, retratos de celebridades e de figuras anônimas da cena S&M nova-iorquina. São imagens icônicas na história da fotografia, marcadas pelo apuro técnico, e pela rigidez formal, que revelam, em sua variedade de temas, a busca constante por uma simetria de inspiração clássica. "Eu procuro pela perfeição da forma" – diz Mapplethorpe. "Eu faço isso nos retratos, em fotos de pênis, em fotos de flores".
Cultuado no cenário das artes plásticas desde os anos 70, o artista foi foco de um grande escândalo na mídia americana, quando a exposição The Perfect Moment foi fechada por autoridades locais, com a prisão do diretor da instituição que abrigava a exposição, Dennis Barrie, por obscenidade.
Distanciando-se dos temas polêmicos, a curadoria de Vik Muniz privilegia a relação do artista com vários segmentos das artes visuais. A exposição inclui retratos dos artistas americanos Alice Neel, Andy Warhol, Brice Marden, Louise Nevelson e Robert Rauschenberge e da artista francesa Louise Bourgois. Além de personalidades próximas ao artista como a atriz brasileira Sonia Braga, a cantora Patti Smith, Iggy Pop, o compositor Phillip Glass e o dramaturgo Bob Wilson, e o curador/colecionador Sam Wagstaff, que apoiou o artista desde o começo de sua carreira. Mapplethorpe produz fotografias que extrapolam a relação entre modelo e fotógrafo ao incorporar dados da obra e personalidade destes artistas em suas próprias imagens.
As fotos de interiores, paisagens e naturezas mortas revelam ainda um lado menos conhecido do artista, e sua afinidade com alguns de seus contemporâneos, ampliando o espectro das influências conhecidas do artista.
Esta exposição é a quarta em uma série de exposições que incluem Eye to Eye, curadoria de Cindy Sherman, Sean Kelly Gallery, Nova Iorque; Pictures, Pictures curadoria de Catherine Opie, Marc Swelwyn Gallery, Los Angeles e Robert Mapplethorpe curadoria de David Hockney, Alison Jacques Gallery, Londres. Um livro com formato tipo coffetable será publicado reunindo a visão destes quatro artistas sobre Robert Mapplethorpe.
Desde sua morte prematura em 1989, o trabalho de Robert Mapplethorpe foi tema de diversas exposições em todo o mundo incluindo o Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, em Paris, o Museu Stedelijk, em Amsterdam, o Whitney Museum of American Art e o Guggenheim Museum, em Nova York.