A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição de desenhos da dupla cubana Los Carpinteros. Dagoberto Sanchez e Marco Valdéz mostram dez desenhos inéditos que misturam política, arquitetura e humor. Espaço central para o desenvolvimento das idéias, o desenho para os Carpinteros é mais do que uma etapa da criação, é a peça chave de seu quebra-cabeças de formas, materiais, linguagem e símbolos.
Nesses novos desenhos, grupos de ladrilhos e tijolos empilhados criam novas formas arquitetônicas e urbanísticas. São “arranha-céus” que mesclam referências de edifícios existentes e espaços inventados. Feitas da própria matéria bruta das construções, essas edificações reinterpretam funções, propondo outras organizações possíveis para os espaços públicos. Em outros trabalhos, os Carpinteros investigam fragmentos e detalhes de interiores, são armários e estantes de livros, que aparecem dispostos de forma análoga aos prédios.
Muitos dos desenhos dos Carpinteros se desenvolvem em esculturas ou instalações. Os arranha-céus desta exposição serão esculturas na próxima Bienal do Mercosul. Há também um plano para uma grande instalação, sem previsão de ser realizada e outros desenhos que não são pensados para virar escultura ou instalação. Nestes últimos, os Carpinteros desenvolvem uma pesquisa formal sobre buracos ou espaços vazios.
“Os desenhos funcionam como cartas, ou para apresentarmos as coisas que não podem ser descritas por palavras. Este tráfico de imagens faz com que tenhamos um database de muitos projetos futuros. Há também desenhos que não pensamos em converter em outros trabalhos”
As formas e imagens cotidianas – muitas vezes carregadas de simbolismo – criam um universo simultaneamente familiar e fantástico, onde os artistas subvertem noções de uso, função e escala. O trabalho ganha ressonâncias políticas ao tematizar o espaço urbano, mas também implicações psicológicas e sociais na esfera dos interiores domésticos.
Desde 1991, os Carpinteros trabalhavam em trio. Alexandre Arrechea, o terceiro Carpintero, decidiu se desligar do grupo recentemente para se dedicar a suas atividades em vídeo. Los Carpinteros já exibiram extensamente seus trabalhos nos EUA e Europa. No momento os artistas finalizam os detalhes de sua obra a ser exibida na próxima Bienal do Mercosul. Suas exposições passadas incluem o MoMA NY e as Bienais de São Paulo, Havana, e Shangai.