Iran do Espírito Santo

Desenhos (1985 - 2013)

26 Set – 9 Nov 2013


Abertura

26 Set, 19h–22h


Galeria Fortes Vilaça


Download

Press Release

Temos o prazer de apresentar Desenhos (1985 – 2013)nova exposição individual do artista Iran do Espírito Santo na Galeria Fortes Vilaça.  A mostra traça um panorama histórico da produção de desenhos do artista, que vai de 1985 à produção atual, apresentando um recorte de 120 trabalhos, em sua grande maioria nunca expostos antes.

O  desenho está presente em toda a produção artística de Iran do Espírito Santo. É a maneira como organiza seus pensamentos, onde o trabalho bidimensional informa a prática tridimensional e vice-versa. Sua produção sobre papel é extensa e os trabalhos selecionados para a mostra procuram abranger esta diversidade. São desenhos feitos com os mais diversos materiais, tais como carvão, caneta, pastel, aquarela e grafite.

A seleção de obras da mostra privilegia os trabalhos onde o desenho é o meio e muitas vezes o assunto. SPRD é uma série de desenhos recentes, dos quais 16 são apresentados na exposição. O título é um termo usado em publicações para designar duas páginas abertas de um livro, aqui desenhadas pelo artista com linhas muito finas, em grafite, traçadas paralelamente umas às outras. Outra série de desenhos apresentada é a Linha e Sombra, de 2010,onde vemos apenas duas singelas linhas dispostas formando diferentes ângulos no papel. Uma mais vertical tem sua sombra projetada e assim, com economia de elementos, temos uma noção de profundidade e tridimensionalidade onde a área branca do papel se torna mais ampla.

Entre os trabalhos mais antigos da mostra, estão desenhos de observação de peças do vestuário, de 1993. Jaqueta, Sapatos e Camisa diferem muito da maioria dos trabalhos guardando no entanto um enorme interesse pelo detalhamento das superfícies que viria a se desenvolver em obras como Sem título (pincelada de madeira) ou CRTN.

Em Projeto para Correções 2, de 2000, Iran desenha pedras facetadas de diferentes tamanhos que futuramente ele realizaria como esculturas, e Estudo para “Extension” é um projeto realizado em 1997 para uma pintura na parede do SFMOMA.

Um livro inteiramente dedicado aos desenhos de Iran do Espírito Santo está em produção e será lançado no início de 2014. Todos os desenhos presentes na exposição estarão inclusos nesta publicação.

Iran do Espírito Santo nasceu Mococa em 1963 e vive e trabalha em São Paulo. Já participou de diversas exposições importantes dentre as quais destacamos: as 48ª e 52ª Bienais de Veneza, a 19ª Bienal Internacional de São Paulo, a 6ª Bienal de Istambul e a 5ª Bienal do Mercosul. Uma retrospectiva de sua obra foi exibida em 2006/2007 no MAXXI, Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, Roma; no Irish Museum of Modern Art, Dublin; e na Estação Pinacoteca, São Paulo. Suas obras figuram nas coleções do MoMA, Nova York; do Museum of Contemporary Art de San Diego; do MAXXI, Roma, entre outras. Este mês o artista inaugura sua primeira escultura pública nos EUA, como parte do programa Public Art Fund; a obra ficará na praça Doris C. Freedman, na entrada do Central Park, até fevereiro de 2014.

Imagens