Sobre

galeria-vazia-2360x1328-acf-cropped

A Fortes D’Aloia & Gabriel é referência no circuito mundial do vigor e da qualidade da arte contemporânea no Brasil. Representa cerca de 40 artistas – entre brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados – através de um programa dinâmico e plural. Promove 15 exposições por ano, em média, além de lançamentos de livros, oficinas para crianças, exibição de filmes e conversas com profissionais da área. Participa das mais importantes feiras de arte do mundo e apoia regularmente publicações e exposições institucionais.

 

Fundada em 2001 por Márcia Fortes e Alessandra D’Aloia como Galeria Fortes Vilaça, mudou seu nome em 2016 quando Alexandre Gabriel, que até então ocupava a posição de diretor artístico, entrou para a sociedade. Possui atualmente com três espaços expositivos, cada qual com sua própria identidade: a Galeria e o Galpão em São Paulo; e a Carpintaria no Rio de Janeiro. Mantém, ainda, um escritório em Lisboa com o intuito de gerenciar sua atuação internacional.

 

 

Galeria (São Paulo)

Sede da Fortes D’Aloia & Gabriel desde sua fundação, é configurada como um tradicional cubo branco. Ocupa o mesmo endereço onde funcionou a extinta Galeria Camargo Vilaça (1992–2000), no coração da Vila Madalena.

 

Galpão (São Paulo)

Inaugurado em 2008, é um galpão rústico e industrial com vão livre de 1.500 m². O local é simultaneamente um espaço para exposições, depósito de obras e sala de exibição. Painéis móveis são reconfigurados regularmente, oferecendo ao público uma experiência diferente a cada visita.

 

Carpintaria (Rio de Janeiro)

Inaugurada em 2016, a Carpintaria não se enquadra em uma definição convencional de filial, mas amplia seu escopo de atividades através de uma programação autônoma e interdisciplinar. Sua vocação experimental permite testar diferentes modelos expositivos e promover encontros com duplas e trios de artistas, sem limitar-se apenas às mostras individuais que são comuns em galerias. O diálogo com outras linguagens também é explorado, de modo que a exposições não ficam necessariamente restritas às artes visuais. O projeto insere-se no complexo Vila Portugal, polo cultural e gastronômico instalado dentro do Jockey Club carioca. Um espaço amplo e versátil, com vista para o turfe e as montanhas da cidade.

 

Escritório Lisboa (Portugal)

Inaugurado em 2018, o Escritório Lisboa é localizado em um charmoso prédio pombalino no coração do Chiado. A base operacional contribui para ampliar a presença internacional dos artistas – seja em exposições institucionais, galerias parceiras ou coleções particulares. É também um gesto de maior proximidade a artistas, curadores, colecionadores e colegas europeus.