Sergej Jensen

Nature and Nothing

4 – 27 Mai 2006


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a primeira individual brasileira do artista dinamarquês Sergej Jensen, intitulada Nature and Nothing [A Natureza e o Nada]. São nove pinturas e duas tapeçarias feitas de cânhamo, juta, seda e lã, que ganham força na tensão entre a abstração geométrica e as formas e materiais orgânicos.

Algumas pinturas da exposição privilegiam a criação de espaços pictóricos amplos e vazios. Nestes trabalhos uma atenção especial é dedicada a trama do tecido constitutivo da tela e ao tratamento das grandes superfícies de cor, onde o artista alterna o uso de tinta (adição) e alvejante (subtração). Cria-se, desta maneira, uma iconografia própria de gestos reduzidos, de manchas e pontos de cor que se recusam a qualquer forma. É o caso de Sunny Garden (Jardim Ensolarado),uma tela de setenta por sessenta centímetros em tons de dourado e verde e de Diamond (Diamante), onde manchas negras e acinzentadas formam a figura evanescente que dá título à pintura.

Em outras obras Jensen cria uma geometria construtiva forjada com linhas incertas e cores "sujas". São Paulo Exhibition I e II, as maiores telas em exposição, são composições feitas com pedaços de juta colorida costurados uns aos outros, sem aplicação de tinta. Em Sem título (strahler), ele cria um padrão fugidío através da sobreposição de retângulos em tons de grafite e tijolo. Uma costura une a parte inferior à parte superior da tela, que é esticada no chassis em viés, o que realça a trama do tecido e empresta movimento ao padrão geométrico. Young Yellow Triangle (Jovem Triângulo Amarelo) e Nothing and Nature (O Nada e a Natureza) são composições geométricas de extrema simplicidade, que estabelecem uma relação mais imediata com o tributo minimalista.

Sergej Jensen participa atualmente da Bienal de Berlim e foi incluído na última Bienal de São Paulo. Suas exposições individuais incluem Anton Kern Gallery, Nova York, EUA; Galerie Neu, Berlim e o Kunstverein Braunschweig (com Stefan Müller), Alemanha.

Imagens