Ernesto Neto

Não tenha medo do seu corpo

10 Jul – 18 Ago 2012


Galeria Fortes Vilaça


Galpão Fortes Vilaça

Temos o prazer de apresentar a nova exposição individual do artista carioca Ernesto Neto.  A mostra intitulada Não Tenha Medo do Seu Corpo acontecerá simultaneamente na Galeria e no Galpão Fortes Vilaça com trabalhos inéditos feitos em crochê. A exposição terá um formato inovador, apresentando um perfil itinerante: a inusitada inauguração para convidados acontecerá no atelier do artista, no Rio de Janeiro, onde as obras poderão ser apreciadas em seu local de criação original, viajando para São Paulo logo em seguida. Em agosto, haverá novo evento: uma conversa, aberta ao público, entre o artista e o curador Adriano Pedrosa.

Neto apresenta uma série de esculturas/instalações em crochê feito pela combinação de fios de polipropileno e poliéster e bolas de plástico. Uma grande obra como um tapete de círculos coloridos entremeados e três esculturas em forma de balanço ocuparão a galeria. Uma instalação monumental, “Totem/Capela”, estará presente exclusivamente no Galpão, espaço para o qual foi projetada.  Na abertura no Rio de Janeiro os convidados poderão ver o seu projeto junto à outras obras que compõem a montagem no espaço da Barra Funda.

Desde a mostra Dengo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2010, o crochê tornou-se o elemento central na obra de Neto. Diferentemente dos clássicos trabalhos em malha de poliamida, onde o artista suspendia conteúdos diversos, o crochê agora atua como uma macro membrana que suspende pessoas. As obras são feitas a mão em um trabalho intenso e minucioso entre a combinação das cores das cordas, o peso e contra-peso das bolas de plástico e das pessoas, a disposição no espaço e a tensão gravitacional entre os materiais. O resultado é um deleite para os olhos e um convite para a experiência corporal.

Não Tenha Medo do Seu Corpo é mais que um título de exposição, é uma proposta que o artista faz ao espectador. Em sua maioria, as obras podem ser não só tocadas mas adentradas, em sua forma lúdica e orgânica. Para experimentarmos a total potencialidade da experiência que o artista nos propõe, nos é exigido um exercício não só de contemplação mas de imersão, de entrega.

Ernesto Neto nasceu em 1964 no Rio de Janeiro onde vive e trabalha. Entre suas exposições individuais recentes, destacam-se a instalação no Nasher Scultpure Center em Dallas, EUA, 2012; a grande retrospectiva La Lengua de Ernesto: 1987-2011, no Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey (MARCO), México, que itinerou para o Antiguo Colegio de San Idelfonso, Cidade do México, 2011-2012; O Bicho SusPenso na PaisaGen, FaenaArt Center, Buenos Aires, Argentina, 2011; The Edgesofthe World, Hayward Gallery, Londres, UK, 2010; Neto: Intimacy, Astrup Fearnley Museum of Modern Art, Oslo, Noruega, 2010; Dengo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil, 2010; Anthropodino, Park Avenue Armory, Nova York, EUA, 2009. O artista ainda participou de duas Bienais de Veneza, em 2001 e 2003.

Imagens