Rodrigo Cass

Material Manifesto

3 Set – 18 Out 2014


Abertura

2 Set, 16h–21h


Galpão Fortes Vilaça


Download

Press Release

Em vídeos, pinturas e esculturas, o trabalho de Rodrigo Cass explora questões referentes a contenção e ruptura fazendo referências à filosofia e à arte brasileira. Seus vídeos revelam um interesse por elementos da performance, com cenários econômicos em que a cor aparece como um elemento construtor. A narrativa é substituída pela repetição de determinados gestos em interação com materiais que, apesar de ordinários, sempre apresentam forte carga simbólica.

Gravitando entre os conceitos de luz, opacidade e transparência, Rodrigo Cass apresenta três vídeos que ganham presença material na exposição ao projetarem-se sobre estruturas coloridas de linho. Em Libera Abstrahere, o artista despeja purpurina dentro de uma velha lata de tinta sustentada por uma pilha de livros. O brilho da purpurina preenche todo o espaço da lata e se espalha para fora. A ausência da lata revela um círculo vazio sobre os livros – uma espécie de espelhamento da mesma – e aponta um tema frequente em sua obra: a ideia de continente.

Esse conceito também está presente em Material Abstrahere, em que sacos vazios de papel cedem sob o peso de livros ou através do acúmulo de batatas. Em Manifeste Abstrahere, por sua vez, os livros são dispostos sobre tecidos coloridos diante de um fundo amarelo. A ação consiste em remover o tecido sob os livros em um gesto rápido e preciso. O gesto, como o de um pincel sobre a tela, rearranja a posição dos livros sutilmente, nos chamando a atenção para a composição pictórica da obra.

Rodrigo Cass nasceu em São Paulo, em 1983, onde vive e trabalha. Dentre suas exposições recentes, destaque para a individual no Centro Cultural São Paulo em 2013, além da coletiva Imagine Brazil (Astrup Fearnley Museet em Oslo, Noruega, 2013; e Musée d’art contemporain de Lyon, em Lyon, França, 2014) e da participação na Bolsa Pampulha 2010/2011 (Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte).

Imagens

Publicação relacionada