Iran do Espírito Santo

En Passant

26 Fev – 20 Mar 2008


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar En Passant de Iran do Espírito Santo. Nesta exposição, o artista paulista transforma o espaço da galeria em uma única pintura de parede, usando apenas variações de cinza.

No espaço térreo os 53 tons de cinza se organizam em linhas verticais que vão do teto ao chão, formando um desenho de traços sutis, levemente perceptíveis entre uma tonalidade e outra. Já no primeiro andar a gradação de cinza acontece horizontalmente, até atingir o branco ao se aproximar do chão. A escolha da cor cinza parte do interesse do artista pela fotografia em preto e branco, e também de sua constante busca em produzir trabalhos que privilegiam uma fruição reflexiva, distanciando-se do puro estímulo visual.

Neste sentido, o título da mostra tem tom crítico, En Passant refere-se à velocidade imposta por um circuito de galerias, feiras e bienais onde obras de arte são produzidas, vistas, comentadas e consumidas rapidamente e muitas vezes de forma superficial. O título relaciona-se diretamente com o uso coloquial da expressão En Passant, que sugere algo visto sem muita atenção ou profundidade, e também com o aspecto fugaz da obra, que será apagada ao final da exposição, quando a galeria é repintada de branco.

Iran do Espírito Santo tem ampla projeção nacional e internacional. Já participou das 48ª e 52ª Bienais de Veneza, da 19ª Bienal Internacional de São Paulo, da 6ª Bienal de Istambul e da 5ª Bienal do Mercosul. Uma retrospectiva de sua obra foi exibida em 2006/2007 no MAXXI, Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, Roma, no Irish Museum of Modern Art, Dublin, na Estação Pinacoteca. Suas obras figuram nas coleções do MoMA, Nova York, do Museum of Contemporary Art de San Diego, e do MAXXI, Roma, entre outras importantes instituições.
 

Imagens