Ernesto Neto

agora bolas

19 Abr – 21 Mai 2005


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar agora bolas, exposição individual do carioca Ernesto Neto. Na instalação e esculturas, que ocupam os dois espaços expositivos da galeria, revela-se uma atenção renovada do artista em relação ao uso da cor – rosa e verde – e de novos materiais na confecção das obras.

Ernesto Neto é um dos principais nomes da escultura contemporânea e sua trajetória pode ser contextualizada em uma tradição que inclui figuras históricas do movimento neoconcreto, como Lygia Clark e Hélio Oiticica. Suas esculturas seduzem o olhar pela elegância das formas orgânicas e também envolvem o corpo requisitando tato, olfato e audição.

Na grande instalação que ocupa toda a galeria 1, Neto cria uma enorme nave, espécie de útero gigante, em que o espectador é convidado a entrar. As paredes da instalação são construídas de um tecido rosa bebê, enquanto o interior é totalmente preenchido por bolas plásticas verde-água do tamanho de bolas de tênis.

Na galeria 2, outras três esculturas feitas do mesmo material, desenvolvem questões formais recorrentes no trabalho anterior do artista. Uma grande escultura pendurada no vão de entrada da galeria ganha seu equilíbrio na relação entre peso e tensão dos materiais, enquanto um outro trabalho de parede usa elementos do desenho, aplicados na escultura.

Este ano Ernesto Neto expõe ainda no Freud Museum em Vienna e nas galerias Tomyo Koyama e Koyanagi em Tóquio, no Japão. Sua obra foi exposta recentemente no Centre George Pompidou, Paris; 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Museum of Contemporary Art, Los Angeles; Kiasma Museum of Contempoarary Art, Helsinque, dentre muitos outros.

Imagens