Julie Roberts
May 16 – Jun 15, 2002
Galeria Fortes Vilaça
A Galeria Fortes Vilaça apresenta no [ Projeto 2002 ] pinturas e desenhos da artista britânica Julie Roberts.
Cada série de trabalhos de Julie Roberts parte de um universo de imagens específico para desenvolver uma narrativa rica em poesia e um discurso visualmente articulado sobre o “tema” em questão. Em trabalhos anteriores a artista abordou temas como instrumentos médicos e cirúrgicos, roupas e mobiliário da realeza européia , ou os escritórios de Sigmund Freud e Charles Darwin. Em seu trabalho mais recente, a artista pinta casas de boneca das décadas de 20, 40 e 50. Neste trabalho, de carater antropológico, a artista fala de papéis socias e de sentimentos de posse, segurança e conforto/desconforto ao pintar detalhadamente essas casas de bonecas, réplicas perfeitas de casas reais.
As três casas são habitadas por famílias de bonecas. Em Detached # 1920, o pai vem de fora, enquanto a mãe e duas filhas se ocupam de tarefas domésticas. Detached # 1940 é baseada numa típica casa britânica da segunda guerra, toda com cortinas negras, e sempre em estado de alerta geral. O pai, vestido com seu uniforme de guarda doméstico, está de vigia no telhado, a mãe usa uma máscara militar anti-gás e as duas crianças dormem seguras sob as escadas. A bandeira britânica hasteada sugere o orgulho nacional e o espírito patriótico da época.
As pinturas são feitas à óleo sobre fundos monocromáticos de cores vivas, cada um dos itens das casas é carinhosamente descrito. Essas cenas detalhadas são também inspiradas no texto A Casa das Bonecas de Henrik Ibsen, escrita em 1879, um texto de ruptura que procurava levantar questões sociais da época.
Julie Roberts faz parte da geração de artistas que se destacaram na Glasgow School of Arts no início dos anos 90. Roberts já participou de exposições no Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris, no Museu Ludwig, em Budapeste e na Scottish National Gallery em Edimburgo. Essa é a segunda exposição individual da artista em São Paulo.