Oct 30 – Nov 30, 2001
Galeria Fortes Vilaça
A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar suas exposições para novembro de 2001: o grupo colaborativo Chelpa Ferro e a artista gaúcha Lia Menna Barreto. Eles expõem obras inéditas na Galeria, e também participam do Panorama da Arte Brasileira que estará acontecendo simultaneamente no MAM SP. A Galeria torna-se uma extensão do museu,uma oportunidade para o público paulista de aprofundar seu conhecimento sobre a obra destes artistas.
O Chelpa Ferro tem quatro integrantes: Luiz Zerbini e Barrão, artsistas plásticos que se destacaram no cenário contemporâneo da Geração 80, o produtor musical Chico Neves e o premiado editor de imagens Sérgio Mekler. O grupo produz gravuras, vídeos, objetos e esculturas cinéticas, além de happenings e performances. Os trabalhos exploram a relação entre imagem, som e movimento; situando-se entre alta e baixa tecnologia, engenhosidade e improviso, o conceitual e o orgânico.
A série Manuais Abstratos é composta de gravuras construídas a partir de manuais de instrução de aparelhos eletro-eletrônicos. O desenho técnico se mistura a interferências de natureza pictórica, unindo precisão milimétrica a ruído visual. A escultura entitulada Copo d´Água tem natureza formal e silenciosa;uma coluna de elementos empilhados com um copo d´água no topo. Uma onda sonora perpassa os objetos fazendo com que círculos concêntricos apareçam na superfície da água.Em outra escultura, um aquário redondo tem um auto-falante encaixado no topo. Do auto falante saem sons aquáticos, dentro do aquário vê-se apenas um caramujo. Signos e representações estão em jogo, num exercício formal de investigação dos territórios possíveis para a arte na atualidade.
Lia Menna Barreto traz para o mezanino da galeria.Tapete de Lagartixas e Tapete de Borboletas. Grandes peças de “bordado” que utilizam como matéria prima lagartixas e borboletas plásticas. “Nesses tapetes e bordados o tempo é material precioso” — diz a artista. O processo de confecção das obras é simples, porém trabalhoso. Lia une os elementos um a um com o ferro de passar, construindo módulos que vão se unindo para formar o grande bordado. O trabalho resulta em imagens oníricas — de terror ou encantamento — revelando potencialidades poéticas destes objetos.
Iran do Espírito Santo, Janaína Tschäpe e Rivane Neuenschwander são outros artistas representados pela Galeria Fortes Vilaça que estarão participando do Panorama da Arte Brasileira. Estaremos à disposição para fornecer maiores informações sobre qualquer um destes artistas.