Vik Muniz

The Beautiful Earth

4 Ago – 1 Set 2007


Galeria Fortes Vilaça

The Beautiful Earth de Vik Muniz é uma exposição de três séries recentes de fotografias que acontece simultaneamente na Galeria Fortes Vilaça e no de Paço das Artes. Na Galeria, Vik mostra paisagens da série Pictures of Pigment.

Nesta série, o artista toma como ponto de partida obras de pintores como Caspar David Friedrich, Jean-Baptiste Corot, Franz Post, Claude Monet, Gustave Courbet, Gerhardt Richter. Numa revisão constante da história da arte Vik examina o uso da cor e de questões da paisagem, seja ela idealizada ou idílica com a interferência do homem, seu trabalho ou lazer. Seguindo sua própria investigação de construir imagens com objetos pouco usuais, Vik se utiliza desta vez daquilo que é a própria materialização da cor: o pigmento. O processo de construção da imagem com o pigmento é meticuloso, já que o material não é fixado sobre a superfície.

Em The Icebergs, Vik utiliza como referência uma obra do pintor americano Frederic E. Church (1826-1900), que teve sua produção calcada na representação dos grandes espetáculos da natureza, pintando o cenário natural dos EUA e de outros países. Nesta obra as cores se relacionam estrategicamente formando uma paisagem de geleiras sob um céu furta cor, no qual irrompem tons dourados que determinam suas luzes e sombras. Townscape Madrid faz referência à Gerhardt Richter (1932) maior pintor alemão vivo, e traz um cenário urbano denso, desenhado com apenas duas cores, branco e preto. As ruas e prédios são detalhadamente reproduzidos, sendo a mais geométrica das obras. Diante de The Icebergs e Townscape Madrid torna-se impossível não refletir sobre o atual aquecimento global e a constante ocupação desordenada das cidades.

No Paço das Artes, a série Earthworks compreende trinta e cinco imagens aéreas de desenhos feitos em grande escala sobre pilhas de minério. Formas de cabides, óculos e chaves são executadas por escavadeiras e depois fotografadas pelo artista de um helicóptero. Pictures of Junk são fotografias de desenhos realizados com sucata como pneus, peças de automóveis e aviões, bicicletas e afins. Organizados no chão de um galpão esses objetos revelam figuras míticas como Narciso, Édipo, Sísifo, entre outros, quando vistos do alto. Vik Muniz investiga nestas três séries a relação do homem com a paisagem natural e sua representação na cultura. Com um ponto de vista absolutamente original e criativo e utilizando os materiais mais improváveis, Muniz evidencia esta, que é uma das questões mais relevantes da atualidade.

Na abertura da exposição haverá o lançamento do livro Reflex, que inaugura a incursão de Muniz no campo da Reflexão teórica, pela editora Cosac e Naify. Inicialmente escrito em inglês e publicado pela Aperture Foundation nos EUA, o livro é ricamente ilustrado, tanto com seus trabalhos como com imagens que são referência para o artista.

Imagens