Los Carpinteros

Sub-Urbano

26 Jul – 23 Ago 2008


Galpão Fortes Vilaça

Sub-Urbano é o título da exposição que a dupla cubana Los Carpinteros, formada por Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez, apresenta no Galpão Fortes Vilaça. Duas grandes esculturas e uma série de desenhos inéditos trazem a marca registrada dos artistas: criatividade e apuro técnico para reinventar os mais variados objetos cotidianos. Nos desenhos e nas obras tridimensionais, objetos de uso doméstico como camas, churrasqueiras, espelhos e aparelhos de som têm suas formas originais alteradas e seus significados e funções subvertidos.

O trabalho colaborativo de Los Carpinteros começa nos desenhos feitos em aquarela. Utilizados como um meio de comunicação entre os dois artistas, os desenhos mantêm a conexão de ambos com o fazer artístico manual e, por vezes, se transformam em projetos de esculturas e instalações. É o caso das obras Dos Camas e Alto Parlante Solimar, desenhadas em 2007 e construídas para a exposição. 

Em Dos Camas, o mais íntimo refúgio humano de uma casa é evocado: duas camas – feitas com madeira e colchões – se entrelaçam, aludindo a ações como dormir, sonhar e fazer sexo. Uma das camas é feita em tamanho real, enquanto que a outra é comprida, capaz de passar por cima da primeira. Assim, nenhuma das duas pode ser utilizada da maneira tradicional. Em Alto Parlante Solimar, uma estrutura com escala quase arquitetônica, traz uma complexa trama de caixas de sons, que, no entanto, não emitem nenhum som.  Los Carpinteros misturam realidade e imaginação, direcionando o olhar do espectador para elementos cotidianos que raramente chamariam sua atenção.

Los Carpinteros são os mais reconhecidos artistas cubanos contemporâneos. Seus trabalhos figuram em coleções como do Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; do Museum of Contemporary Art, Los Angeles e da Tate Modern, Londres. Já participaram da 51ª Bienal de Veneza, da 25ª Bienal de São Pulo, da 4ª Bienal do Mercosul, entre outras. No momento participam da exposição Psycho Buildings na Hayward Gallery de Londres. O próximo trabalho da dupla é uma instalação site-specific no Indianapolis Museum of Art ainda em 2008.

Imagens