Thaddeus Strode

Phantasmagoria

16 Abr – 9 Mai 2009


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a primeira exposição do artista norte-americano Thaddeus Strode no país. Sob o título de Phantasmagoria, a mostra é formada por um conjunto de sete vibrantes pinturas de grandes dimensões, nas quais o artista cria realidades inclinadas ao absurdo, misturando personagens enigmáticos a fundos ativos de cores intensas.

As referências de Strode são calcadas na cultura pop: passam pelas pinturas de rua, pela cultura do skate e do surf Californiano, pelo Rock, cinema e revistas em quadrinhos, culminando em uma estética que remete ao neo-expressionismo norte americano dos anos 1980. A força e o prazer visual de suas obras vêm das estranhas combinações que o artista estabelece em uma mesma tela, conjugando elementos figurativos com manchas coloridas abstratas e sobrepondo frases truncadas e palavras soltas. O resultado é uma pintura gestual, com toques de humor e protesto.

No universo de Strode, co-habitam curiosos fantasmas, bizarros macacos, monstros, homens com máscaras medievais e uma infinidade de personagens de traçado forte. Todos eles parecem ter sido retirados de uma animação ambientada nos guetos nova-iorquinos ou de um limbo entre civilização e primitivismo.

Na pintura Incantation 2: And the building of a New Reality, um gorila aparece misturado a palavras soltas escritas em espanhol – uma referência à forte presença latina nos EUA – sobre um colorido e expressivo fundo amarelo, laranja e azul. Completando e equilibrando a composição, Strode pinta vários quadrados brancos deixando a tinta escorrer sobre o fundo colorido.

Phantasmagoria define-se como uma série de acontecimentos envolvendo mudanças drásticas de intensidade de luzes e cores, mas pode também ser interpretada como um estado abstrato no qual o imaginário e o real e se misturam, um título perfeito para resumir a produção que Strode apresenta na Fortes Vilaça.

Thaddeus Strode nasceu em Santa Monica, USA, em 1964. Atualmente vive e trabalha em Los Angeles. Possui grande reconhecimento internacional, tendo exposto em importantes galerias e participado de exposições em instituições como Museum of Contemporary Art, Chicago; Musée d'Art Contemporain, Montreal e Brandts Kunsthalle, Odense, Dinamarca. Em 2007, o artista teve uma retrospectiva no Mildred Lane Kemper Art Museum at Washington University in St. Louis, intitulada Thaddeus Strode: Absolutes and Nothings.

Imagens