Nus

14 Fev – 4 Abr 2009


Galeria Fortes Vilaça

Nu
A Galeria Fortes Vilaça e a Galeria Bergamin têm o prazer de apresentar a coletiva Nus.  Com trabalhos de 57 artistas em linguagens variadas, a exposição utiliza o “nu” como ponto de conexão entre a produção contemporânea e aquela de artistas modernos. A seleção de trabalhos identifica reinterpretações do desenho de modelo vivo, referências à História da Arte e à recorrência da pose, ¬como signo de proporção e harmonia, atitude política ou estratégia de sedução. Outro aspecto importante é a relação entre o interesse formal pelo nu e os discursos sobre gênero, fragilidade e fragmentação do corpo.
Na Galeria Fortes Vilaça a ênfase é no segmento erótico, onde destacam-se trabalhos como Fernanda Lima – Rio de Janeiro, 2004, foto de Mario Testino na qual a atriz aparece inteiramente nua, e Censura, 1970, de Farnese de Andrade, um desenho no qual figuras aparecem numa orgia com retângulos vermelhos sobre o sexo. A intersecção entre diferentes épocas acontece na relação entre as pinturas Eletric Ladyland, de Luiz Zerbini e A Mulata, de Di Cavalcanti, e também nas recentes fotos de Marcelo Krasilcic, que se aproximam às de Alair Gomes, tiradas nos anos 1970.
Na galeria Bergamin, concentram-se os trabalhos que fazem referência aos Nus históricos. Na pintura Loverboy, o jovem americano TM Davy se apropria da Olympia, 1863, de Edouard Manet, colocando no lugar da célebre jovem, um rapaz nu com o pênis ereto. Alone (Otahi), 2006, de Vik Muniz, é também uma versão contemporânea de uma pintura impressionista, desta vez de Paul Gauguin. Um outro Nu é assinado por Chaguin, um pintor impressionista inventado pelos artistas japoneses contemporâneos Hiroshi Sugito e Yoshitomo Nara. Outras Vanguardas Modernas, o Renascimento e até mesmo uma Vênus pré-histórica, aparecem nas fotos do americano Mitch Epstein, nas obras da carioca Laura Lima e na escultura da paulistana Erika Verzutti.
Um terceiro grupo de obras tem como eixo central a fragmentação. Nas obras de Odires Mlázho, Marcos Chaves, Ivan Serpa e do americano Joshua Callagham, o corpo aparece distorcido, duplicado, e até mesmo, em dissolução.
Nus é uma oportunidade única para que o público presencie o encontro de obras de artistas brasileiros de diferentes gerações, bem como trabalhos de artistas internacionais. A mostra abre o calendário de exposições 2009 da galeria e fica em cartaz por um longo período, até dia 04 de abril.

Lista de artistas
Adriana Varejão
Alair Gomes
Alex Cerveny
Angus Fairhurst
Anita Malfatti
Carlos Bevilacqua
Carlos Leão
Chagin
Dan McCarthy
Daniel Sinsel
Di Cavalcanti
Dr. Lakra
Edgard de Souza
Efrain Almeida
Erika Verzutti
Ernesto de Fiori
Ernesto Neto
Farnese de Andrade
Flávio de Carvalho
Gerben Mulder
Gil Vicente
Goshka Macuga
Hans Bellmer 
Heitor dos Prazeres
Ismael Nery
Ivan Serpa
Janaina Tschäpe
João Fahrion 
José Damasceno
Joshua Callaghan
Juergen Teller
Julião Sarmento
Laura Lima
Leda Catunda
Luiz Zerbini
Marcelo Krasilcic
Marcos Chaves
Maria Martins
Mario Testino
Martin Soto Climent
Mauro Piva
Mauro Restiffe
Merlin James
Mitch Epstein
Nobuyoshi Araki
Odires Mlászho
osgemeos
Paul McDevitt
Pierre Molinier
Quirino Campofiorito 
Robert Mapplethorpe
Roe Ethridge
Saul Fletcher
Tarsila do Amaral
TM Davy
Tonico Lemos Auad
Valeska Soares
Vik Muniz

Imagens