Efrain Almeida

Handmade

1 Mai – 19 Jun 2010


Galpão Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar Handmade de Efrain Almeida. A mostra é composta por duas instalações e três esculturas em madeira, trabalhadas com a técnica da pirografia e pintadas com tinta óleo. 

O título da exposição enfatiza o processo manual de confecção das obras e a singularidade obtida neste processo. As obras, em pequena escala, são instaladas no chão e nas paredes do Galpão, em contraponto ao tamanho monumental do espaço expositivo. Este confronto de escalas propõe relações de cumplicidade, aproximação e intimidade com o espectador.

Olhos é uma instalação formada por trinta pares de olhos esculpidos alinhados lado a lado. O corpo, que sempre esteve presente na obra de Efrain, parece se ausentar agora, ou ao menos esconder-se por trás das paredes. Estes olhos que espiam o espectador não tem cor, sexo ou idade reconhecíveis. Eles ativam uma infinidade de narrativas que reverberam em toda a exposição.

Mariposas é composta por cinqüenta peças que formam uma mancha orgânica na parede. Os animais que povoam o imaginário de Efrain, muitas vezes são imbuídos de um sentido simbólico, de referências a religião e à literatura, mas também a experiências cotidianas passadas e presentes. Assim, a viagem ao Japão que inspirou as mariposas se sobrepõe ao quintal da infância no sertão do Ceará. As esculturas Quintal, Carneirinho, e Pretinha exploram as características dos animais dali, afastando-se, no entanto de uma representação realista. As peles, a estrutura esguia dos corpos, os traços de fisionomia destas esculturas remetem a personagens de fábulas.

O artista participará da próxima da 29º Bienal de São Paulo, em setembro desse ano. Um livro sobre o conjunto da sua obra também será lançado pela Editora Cobogó, do Rio de Janeiro. 

 

Imagens