Franz Ackermann

Cosmic Dancer

2 – 30 Set 2005


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar novos trabalhos de Franz Ackermann. Esta é a segunda mostra individual do artista alemão na galeria, e seu retorno ao país após destacada presença na XXV Bienal Internacional de São Paulo, em 2002.

Uma das figuras mais importantes da pintura contemporânea internacional, Ackermann traz para São Paulo uma exposição caracterizada pelas questões mais recorrentes em sua obra: a "batalha" contra a tela contida e plana, onde a pintura transborda o quadro, ganhando os espaços das paredes, tomando as superficies de objetos tri-dimensionais; e a contínua série de "mental maps" (mapas mentais), desenhos, pinturas e esculturas onde o artista formaliza esteticamente suas impressões de viagens aos quatro cantos do globo.

Nesta mostra, três paredes da galeria são pintadas com padrões pretos e laranjas brilhantes. Sobre elas, o artista pendura quadros de óleo sobre tela em grande escala. Sobre o chão da galeria, um "mapa mental" pintado sobre laminas de alúminio que revestem uma estrutura cúbica de madeira. Alguns desenhos compõem o conjunto que atesta para o vigor colorístico e geométrico da obra de Ackermann. Todos os trabalhos são reflexões plásticas de realidades sociais, antropológicas e geográficas do mundo contemporâneo.

Nos últimos anos Ackermann mereceu exposições individuais em importantes museus internacionais, dentre eles o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, o Kunsthalle Basel, Basiléia, o Museum of Contemporary Art, Chicago, e o Stedelijk Museum, Amsterdam. O artista participou ainda da Biennale di Venezia de 2003, e a Bienal de Lyon de 2004.

Imagens