José Damasceno
Marco Veloso

Conversa

6 Out – 5 Nov 2011


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar Conversa, uma exposição conjunta de José Damasceno e Marco Veloso. Conversa é inteiramente composta de obras inéditas e sublinha um amplo dialogo, envolvendo o desenho, a escultura, a gravura, o vídeo e a tapeçaria. O encontro das poéticas de Damasceno e Veloso visa sobretudo encorajar e desenvolver um espaço dinâmico de reflexão. No entanto, as obras da mostra são de autoria individual e a colaboração entre os artistas não propõe gerar um projeto artístico comum. Esta mostra é a primeira de uma série de exposições que a Galeria pretende realizar onde um artista representado convida um outro artista para uma exposição em dupla. É uma forma de trazer para o âmbito das exposições os diálogos que acontecem entre os artistas sobre sua obra e interesses em comum. Diálogos que de outra forma passariam desapercebidos.

Além da escultura “Natureza-Morta Exercício”, José Damasceno apresenta ainda oito gravuras da série “L’Art de S’Installer (au nord du futur)”, a gravura “Natureza-Morta Abstrata”, a escultura em mármore “Fatia” e a tapeçaria “Monitor”.  Em “Natureza-Morta Exercício” um bloco de mármore Travertino romano com a forma de um pão  repousa sobre uma mesa de madeira branca. “Fatia”, literalmente, uma fatia de pão em escala aumentada é mostrada encostada na parede.  A série de gravuras “L’Art de S’installer (au nord du futur)” combina imagens de interiores de espaços arquitetônicos com diversas interferências gráficas, incluindo desde figuras humanas até elementos geométricos que ao mesmo tempo habitam os espaços e sugerem situações cotidianas e absurdas. Confrontando  elementos contrastantes como  a ordem, o acaso e o inconsciente, esses trabalhos evocam a espacialidade potencial contida na idéia de conversa. Tais obras revelam ainda uma inquietação resultante  dos aspectos  e das possibilidades da questão da representação na escultura e na imagem.

Marco Veloso, por sua vez, mostra três Séries compostas por 16 desenhos em carvão sobre papel, além de oito desenhos individuais, dois deles em pastel, material que tem introduzido a cor no trabalho do artista. O desenho de Veloso se caracteriza pela sobreposição densa de signos fragmentados e englobantes, ora carregados de simbolismos, ora transformados em pura abstração. Recentemente, seus desenhos apresentam uma observação dinâmica sobre os temas entrelaçados da paisagem natural e da atmosfera cultural. O artista mostra ainda o vídeo “Simultâneas Sobre a Cidade (O Olhar Distanciado)”, criado a partir de uma sequência de 11 desenhos em grafite.

Imagens