Gabriel Lima

Us And Them Forever Bound Up In Here And Now

3 Set – 18 Out 2014


Abertura

2 Set, 16h–21h


Galpão Fortes Vilaça


Download

Press Release

Em pinturas e objetos, a obra de Gabriel Lima incorpora o vernáculo de manifestações populares ao espaço conceitual da abstração. Para esta exposição, o artista envolveu-se especificamente com a Camisa 12, torcida organizada vinculada ao Corinthians. Lima enxerga nas manifestações desses grupos um potencial de emancipação sociopolítica e nas bandeiras e faixas que produzem uma incorporação do papel que as práticas estéticas podem desempenhar nesse processo. Seus trabalhos não procuram, porém, reproduzir os procedimentos da Camisa 12, mas evocar os aspectos que a constituem enquanto identidade coletiva.

Em Culture, o artista dispõe quatro grades de ferro no chão e sobre elas uma série de sacos plásticos. O conteúdo dessas embalagens é abstrato: alguns tecidos simplesmente cortados e outros dobrados e pintados repousam inertes sobre a estrutura metálica.

Nos dípticos Peace and Understanding, a abstração toma papel central em experiências cromáticas sombrias. Rasgos de azul, vermelho e laranja cortam o fundo negro das telas em imagens que parecem dissolver-se na fumaça. Em 2002, as imagens – também abstratas –  são pintadas sobre três telas alongadas penduradas na parede formando um portal. Com quase cinco metros de largura, a pintura ganha aqui contornos arquitetônicos.

Com mestrado na Royal College of Arts (Londres, Reino Unido, 2011-2013), Gabriel Lima nasceu em São Paulo, em 1984, onde vive e trabalha. Dentre suas exposições recentes, destaca-se a individual World interior na Galeria Múrias Centeno (Porto, Portugal, 2014) e a coletiva A Séance for Geometry na Maddox Arts (Londres, Reino Unido, 2013). Também realiza projetos de curadoria, tendo co-curado neste ano as exposições Postcodes: soft e Postcodes: kind (ambas em São Paulo).

Imagens

Publicação relacionada