Mauro Restiffe

San Marco

28 Set – 9 Nov 2013


Abertura

28 Set, 14h–17h


Galpão Fortes Vilaça


Download

Press Release

Temos o prazer de apresentar San Marco, a segunda individual de Mauro Restiffe na Galeria Fortes Vilaça. O artista ocupa o espaço do Galpão com dez fotografias inéditas tiradas dos afrescos pintados por Fra Angelico dentro das celas dos frades no Mosteiro de San Marco, em Florença.

A investigação poética de Restiffe sobrepõe a linguagem documental a referências da história da arte e da fotografia. A utilização do filme analógico preto e branco de alta sensibilidade não é aleatória, é um recurso formal que possibilita ao artista trabalhar a ideia de representação e de uma desconstrução do real.  A granulação das imagens e as gradações de cinza funcionam como a tinta em uma tela – suas fotos são repletas de textura.

As obras da mostra rompem com a frontalidade de enquadramento características de outros trabalhos do artista. A fotografia é feita de modo que uma área homogênea escura fica em primeiro plano mas onde ainda assim é possível ver, através das sutis gradações de cinza, os detalhes dos arcos da entrada de cada cela. A questão arquitetônica constantemente presente na obra de Mauro aparece também aqui. O artista tira as fotos todas de um mesmo ângulo, usando o arco como um elemento repetido em uma estrutura minimalista.

Há um certo voyeurismo presente nas imagens que surge como uma novidade em seu trabalho. Os afrescos ficam ao fundo, distantes, como se olhássemos através de um buraco de fechadura. Mas diferentemente do que acontece no mosteiro, onde cada afresco é visualizado individualmente, na mostra é possível ver todos como um conjunto, assim observando as mínimas nuances e diferenças entre cada imagem.

As situações de representação e reprodução de obras de arte já foi abordada pelo artista em outras ocasiões. Na sua série Vermeer, em exposição atualmente em Inhotim, Restiffe fotografa uma mesma obra do famoso pintor holandês de várias maneiras. Já na exposição Planos de Fuga realizada pelo CCBB em 2012, a participação do artista se deu através da documentação das obras da mostra.

Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo em 1970 e vive e trabalha em São Paulo.  Entre suas exposições individuais, podemos destacar sua recente individual Obra no MAC São Paulo, que fica em cartaz até outubro de 2013, com fotografias feitas durante a reforma do prédio projetado por Oscar Niemeyer.  O artista participa ainda este ano da Bienal de Fotografia do MASP e do Panorama de Arte Brasileira do MAM de São Paulo. Sua obra está presente nas coleções do Inhotim, Brumadinho; Tate Modern, Londres; SFMOMA, São Francisco; Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outras.

Imagens