Valeska Soares

Détour

16 Mai – 15 Jun 2002


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição Détour (Desvio) de Valeska Soares. A artista apresenta uma instalação e uma escultura inéditas. A presença da narrativa literária e o uso da multisensorialidade são características marcantes dos dois trabalhos.

Na sala principal uma instalação cria um ambiente onírico. Duas das paredes da galeria são inteiramente recobertas por espelhos enquanto as outras são recobertas por imagens. O reflexo circular entre espelhos e imagens cria um labirinto virtual, onde o espectador fica imerso. A trilha sonora foi construída a partir de fragmentos de uma mesma história contada por pessoas diferentes. A cada lugar da sala ouve-se uma nova voz.

Valeska mostra ainda a escultura Fainting Couch. Uma cama de aço inox com a superfície perfurada com lírios guardados em seu interior. As flores exalam um perfume forte.

Diz Adriano Pedrosa, curador do Museu da Pampulha em Belo Horizonte, sobre o trabalho da artista: “ A obra lida com um complexo repertório de temas e conceitos que, embora potentes e arrebatadores, assumem um caráter deliberadamente fugidio, seja por sua resistência à precisa nomeação, seja pela evocação de construções e ordens opostas. Neste contexto, um dos conceitos fundamentais da obra é a ficção, sempre associado aqui também a seus opostos — os verdadeiros sentimentos e experiências. Assim o prazer encontra-se contraposto à dor, a beleza á crueza, as expectativas às desilusões (…) Ao final, cabe ao espectador aceitar o convite à interpretação,descobrindo  as ficções cujas trilhas foram abertas pelas obras mas que em última instância cabe a nós construir e percorrer. Como no desejo.”

Atualmente, Valeska Soares apresenta um panorama de sua obra no Museu da Pampulha em Belo Horizonte. Incluindo cinco instalações, a exposição estará aberta até o dia 26 de maio. Também está incluído na mostra um novo trabalho em filme, Tonight,  realizado na boate do do cassino projetado por Niemeyer. Ainda este ano a artista mostra instalações e esculturas inéditas no  Bronx Museum of Art em Nova Iorque.

Imagens