Erika Verzutti

Bicho de 7 Cabeças

19 Set 2010 – 14 Jan 2011


Galpão Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar Bicho de 7 Cabeças. A exposição, no Jardim do Galpão Fortes Vilaça, consiste de uma escultura monumental de Erika Verzutti em colaboração com os artistas Adriana Varejão, Alexandre da Cunha, Carlos Bevilacqua & Ernesto Neto, Damián Ortega, Efrain Almeida, Jac Leirner e Nuno Ramos.

Bicho de 7 cabeças integra um modus-operandi exercitado pela artista, onde uma massa escultórica se torna recipiente para todas as formas. Saramandaia, escultura de bronze de 2006, é um vaso onde se acomodam um busto, um martelo, uma cabeça de pato, etc. Em 2007, a artista fez seu primeiro Bicho de 7 cabeças, onde de um corpo branco disforme brotam cabeças de bronze moldadas a partir de abóboras, carambolas, bananas,… A escultura aqui apresentada desdobra esse experimentalismo em diversas camadas.

Para o Bicho de 7 Cabeças, 2010, Verzutti convidou artistas com práticas totalmente distintas para elaborar cada uma das cabeças, com a única condição de que estas fossem resistentes à intempérie.  Algumas das cabeças propostas por cada artista  ecoam, naturalmente, suas práticas individuais. Outras apresentaram resultados surpreendentes. Alexandre da Cunha colocou uma betoneira no lugar da sua cabeça, enquanto Adriana Varejão fez um cubo revestido de azulejos com olhos incrustados na superfície. Efrain Almeida esculpiu uma cabeça de cisne, e Jac Leirner se apropriou de uma cabeça de escultura de jardim. As cabeças propostas também se relacionam com o caráter – coletivo, alegórico e conceitual – desta escultura.  Ernesto Neto e Carlos Bevilacqua, convidados a pensarem juntos uma única cabeça, propuseram uma pena branca. Damián Ortega ampliou a natureza coletiva do monstro, ao propor uma cabeça maleável, que o próprio público pode manusear. Já Nuno Ramos, finalmente, sugeriu uma cabeça falante, que recita um texto de sua autoria.

Erika Verzutti já expôs sua obra na Blow de La Barra Gallery London, UK(2007); Swallow Street Gallery, London UK(2009); Misako & Rosen Gallery, Tokyo, Japan (2009 e 2010).
 

Imagens