Janaina Tschäpe

After the Rain

8 Jul – 8 Ago 2003


Galeria Fortes Vilaça

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição After the Rain, da artista Janaina Tschäpe. Consolidando seu vocabulário pessoal a cada trabalho, Janaina usa fotografia, vídeo, desenho e escultura para desenvolver narrativas de grande intensidade dramática. O cinema, a literatura e a pintura são fontes constantes de inspiração.

Em seu último trabalho, Sala de Espera, exibido ano passado no Paço das Artes, São Paulo, a artista fotografava seu próprio corpo como protagonista, em um processo de mutação em anjo, diabo ou pássaro. Janaina empregava próteses artificiais na criação do corpo em transformação, construindo assim uma espécie de “mitologia pessoal”. Nesta nova mostra, o tema da metamorfose e do hibridismo segue recorrente na obra. Dessa vez a artista fotografa outras mulheres, que incorporam novas criaturas mutantes em peles de látex.

Figurinos especialmente desenvolvidos criam deformações do corpo: braços e pernas se estendem longamente, novos órgãos aparecem inflados e interligados por tubos coloridos. Janaina cria corpos cheios de dobras e reentrâncias que parecem confundir interior e exterior. O que é pele se disfarça de víscera e vice-versa. As criaturas aparecem em cenários naturais dramáticos que exploram uma palheta pictórica de intenso negro, marrom, verde e azul.

Em seus desenhos, a artista usa cores mais leves que se opõem à densa cor da fotografia. O contraponto se completa no tema – aqui a artista cria um mundo microscópico, cheio de pequenas partículas que se agrupam e se repelem, como numa lâmina de laboratório. Na escala intimista do desenho, Janaina apresenta um universo abstrato igualmente cheio de reentrâncias e dobras, que apontam para uma complexidade saudável do trabalho desta artista.

Esta é a terceira exposição individual de Janaina Tschäpe em São Paulo. A artista já teve exposições individuais no Museu Nacional Reina Sofia, na Espanha, e no museu Frac Champagnes-Ardennes, na França. Ainda este ano, a artista apresenta mostras individuais na Sketch Gallery, em Londres, e no Centre Départemental d’Art Contemporain, em Albi, França.

Imagens