Cinthia Marcelle
Sara Ramo

A Grande Ilusão

3 Jul – 21 Ago 2010


Galpão Fortes Vilaça

O Galpão Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a terceira colaboração entre as artistas Sara Ramo e Cinthia Marcelle. A Grande Ilusão é uma instalação que trata de objeto e representação e da necessidade do homem de criar limites e fronteiras com o objetivo de organizar-se e proteger-se.
 
A instalação toma como ponto de partida a comédia de erros A Grande Ilusão (1937) do diretor francês Jean Renoir. O filme, que se passa na época da 1ª Guerra Mundial e trata da relação entre o indivíduo que aprisiona e o aprisionado. A trama se desenrola inteiramente no interior de uma prisão alemã de forma que a guerra aparece como personagem externo e como ponto de partida para questionamentos humanos.
 
O visitante entra numa sala completamente fechada e escura. Aos poucos, conforme se acostuma com a escuridão, se depara com uma tela de cinema vazada. Através da tela vê-se um muro de cimento atravessado por uma montanha de terra. O espectador ouve, então, fragmentos de diálogos do filme, enquanto lê nas legendas sob a tela o seguinte diálogo:
 
Maréchal: Tem certeza que ali já é a Suíça?
Rosenthal: Certeza absoluta
Maréchal: É que a neve alemã e a neve suíça parecem ser a mesma.
Rosenthal: Não se preocupe, existe uma marcação feita a mão logo ali, mesmo que a natureza não ligue muito para isso.
Maréchal: Eu também não ligo. E quando a guerra acabar, eu volto para buscar a Elsa.
 
Questões de representação e encenação são uma constante nos trabalhos de Sara Ramo e Cinthia Marcelle. O pequeno fragmento de diálogo, extraído de seu contexto original, referencia não apenas a grande ruptura criada pela primeira guerra mundial, mas a idéia de fronteiras, empecilhos físicos ou psicológicos e a superação dos mesmos.
 
As duas artistas  já participaram de exposições importantes nacionais e internacionais e irão participar, separadamente, da 29ª Bienal de São Paulo. Sara Ramo participou da Bienal de Veneza, 2009;  Panorama da Arte Brasileira, 2003; 6° Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2007. Entre as principais mostras individuais de Cinthia Marcelle estão Camberwell College of Arts, Inglaterra (2009), Sprovieri Projetti, Inglaterra (2009), Box4, Brasil (2007); Fundação Joaquim Nabuco, Brasil (2006), Museu de Arte da Pampulha, Brasil (2004).

Imagens