insetos-foto-elisa-mendes-3-1-2360x1328-acf-cropped

Carpintaria recebe a Cia. dos Atores

16 Fev 2019, 19h


Carpintaria

Rua Jardim Botânico 971,
Rio de Janeiro

Como chegar


Exposição relacionada

Coletiva
Perdona que no te crea
2 Fev – 9 Mar 2019
Carpintaria

No sábado 16 Fevereiro, 19h, a Carpintaria recebe a Cia. dos Atores. A companhia realizará uma leitura de cenas selecionadas do texto Insetos, de Jô Bilac, seguida de conversa entre o autor, o elenco e as psicanalistas Isabel do Rêgo Barros Duarte, Maricia Ciscato e Renata Martinez (EBP/AMP). A mediação será do curador Victor Gorgulho e da editora Isabel Diegues.

 

Em Insetos, Jô Bilac dá voz aos bichos para tratar de questões sociais e políticas contemporâneas. Como uma fábula, através de uma grande polifonia de diferentes insetos, o texto muito bem-humorado traça paralelos entre a natureza e os dilemas humanos, revelando comportamentos coletivos e individuais. Ao longo das cenas, convivência, medo e manipulação tornam o colapso evidente. O texto foi adaptado para o teatro pela Cia. dos Atores com direção de Rodrigo Portella, e publicado na Coleção Dramaturgia da Editora Cobogó.

 

A Cia. dos Atores, criada em 1988, é atualmente formada por Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memoriam). Com mais de vinte peças montadas, diversos prêmios e uma carreira nacional e internacional consolidada, a Cia. dos Atores firmou um caminho de pesquisa e renovação permanentes. Após a montagem do premiado espetáculo Conselho de classe, também, escrito por Jô Bilac, Insetos vem comemorar os 30 anos do grupo.

 

A programação integra a mostra coletiva Perdona que no te crea, que explora o cruzamento entre artes visuais e teatro. Em cartaz até 9 de março na Carpintaria.