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Rodrigo Cass

São Paulo, Brasil, 1983


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Bibliografia

Portfólio


Rodrigo Cass dialoga com a tradição construtiva da arte brasileira por meio de um vocabulário formal que alude aos experimentos concretos e neoconcretos das décadas de 1960 e 1970. O interesse do artista por intersecções e fraturas do plano pictórico é notável, fazendo com que suas superfícies adquiram dimensões volumétricas no espaço em telas, relevos e vídeos. Concreto, fibra de vidro e linho, coloridos com têmpera, são alguns de seus materiais mais utilizados. Projetadas sobre objetos esculturais,
as obras em vídeo de Cass fundem a fisicalidade da performance com a lógica pictórica, em que a cor e a textura aparecem como elemento construtor do espaço. Em sintonia com o caráter tecnicamente híbrido e conceitualmente polivalente da prática de Rodrigo Cass, o gesto do corpo comunica-se com a pincelada sobre a superfície da pintura, criando um campo de ressonâncias entre possibilidades formais e uma espacialidade virtual.


Suas exposições individuais recentes incluem libera abstrahere, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2023); Figures, Gestures and Passages, Anthony Meier Fine Arts, San Francisco, Estados Unidos (2019); Espiritual-Vivente-Respira, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2018); Mundo Vasto Mundo, Fortes D’Aloia & Gabriel Escritório Lisboa, Lisboa Portugal (2018) e Até o Concreto, Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2016). Participou também das coletivas Nunca só essa mente, nunca só esse mundo, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2023); Rosas Brasileiras, Farol Santander, São Paulo, Brasil (2023); The Square São Paulo, Casa de Vidro, São Paulo, Brasil (2023); AAA – Antologia de Arte e Arquitetura, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2020); Cities in Dust, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2020) e The Way Objects Go, Belgrade Cultural Center, Belgrado, Sérvia (2017).


O artista tem obras em importantes coleções públicas, entre elas Centre Georges Pompidou, Paris, França; TBA21 – Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, Viena, Áustria; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil;
 Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André, Brasil; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.